Monte sua casa

Quem casa quer casa e, de preferência, uma casa bonita, aconchegante e bem decorada. Tudo vai variar com o tamanho da casa e com o estilo de vida do novo casal. Muitos itens maravilhosos que você encontra em lojas de decoração podem acabar não encontrando espaço em seu novo lar. Por isso, evite comprar sem planejamento. Assim que escolherem o imóvel, definam o que será feito com todos os espaços disponíveis e as funções deles. Finalizada as reformas e a pintura, a segunda etapa é tirar medidas de cada um dos ambientes e anotá-las em um caderninho dividindo por espaços: cozinha, banheiro, quarto um, quarto dois, sala, etc. Ter essas medidas em mãos facilita imensamente a escolha dos móveis maiores como sofás, mesas, camas e guarda roupas.

 

Por onde começar?

Se a opção for mobiliar a casa toda ou parte dela com móveis planejados, como já diz tem que ser planejado, então pense no tempo de entrega, orçamento e com o apoio do noivo e de quem irá preparar o móvel faça as melhores escolhas.

Comece pelo quarto, já que na cozinha, com exceção dos armários, os eletrodomésticos e outros utensílios geralmente são presentes dos padrinhos e convidados. Todo o restante poderá ser mobiliado aos poucos, caso o orçamento disponível não seja suficiente para comprar tudo antes do casamento. Se vocês fazem questão de que os móveis do quarto sejam de cores idênticas, será necessário comprar um jogo de quarto completo (cama, guarda-roupas e criados-mudos) no mesmo local. Antes de fechar negócio, pesquisem bastante, comparem as diversas opções e confirmem as medidas do cômodo e dos móveis, lembrando sempre de deixar um espaço livre para que a porta possa abrir completamente. Cuidado redobrado ao mobiliar a sala. Uma sala pequena pede móveis adequados ao seu tamanho. Além da questão estética, deve haver espaço para as pessoas circularem sem esbarrar nas coisas. Vocês podem começar comprando apenas o essencial e adicionar outros itens depois. Comecem com o sofá ou poltronas, o tapete e o suporte para TV/ DVD/ som que pode ser um rack ou uma estante.

Fazer enxoval é uma necessidade, pois quando chegarem á casa nova precisarão de lençóis, toalhas, cobertores, panos de prato, etc.

Ele poderá ser montado aos poucos durante os meses que antecedem o casamento, mas não exagere na quantidade. Compre apenas o necessário e lembre-se que você terá a vida toda para acrescentar novas e modernas peças ao seu enxoval. Comece pelas peças de uso pessoal (camisolas, lingerie, etc.) e itens para copa e cozinha (panos de prato, flanelas, aventais, etc.). Deixe o que depende dos móveis para o final, porque é com base no tamanho e estilo deles que alguns destes itens serão escolhidos. Lembre-se de que todas as peças devem combinar com o estilo da nova casa de vocês, além disso, certifique-se de que terá espaço suficiente para guardá-las e também para secá-las. Toalhas enormes e felpudas demorarão dias para secar em um apartamento. Se você terá pouco tempo para cuidar da casa, evite comprar peças que exigem cuidados especiais. Praticidade é fundamental! Não compre nada influenciada por palpites dos outros ou só porque alguém disse que é a última moda. Compre apenas o que você gosta, sempre levando em consideração a opinião do seu noivo.

 

 


To Top